quarta-feira, 21 de março de 2012

Aracaju celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Arquivado em:


Foto: site da Cidown

Por Anderson Barbosa, com informações da CIDOWN

Vinte e um de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down e em todo o mundo a data é lembrada com diversos eventos. Em Aracaju não é diferente, hoje (21), a CIDOWN - Cidadão Down - Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down – realiza uma caminhada no centro da cidade que vai reunir pessoas com deficiência, organizações não-governamentais e dezenas de pais.
Segundo a presidência do Cidown, Sheila Christine Santos Fernandes de Souza , “o  objetivo do dia é disseminar informações sobre a síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção do direito inerente às pessoas com síndrome de Down de desfrutar uma vida plena e digna, como membros ativos e valorizados em suas comunidades e na sociedade”.
A caminhada tem como tema “VIVENDO NOSSO PRESENTE. CONSTRUINDO NOSSO FUTURO”  e concentração ocorre a partir da 15h, com saída às 16h da Praça Olímpio Campos, em frente à Catedral Metropolitana, seguindo pela Rua Itabaianinha até a Rua São Cristóvão, dobrando no Calçadão da João Pessoa até a Praça Fausto Cardoso, na frente do Palácio Olímpio Campos. A Cidown vai vender durante o evento camisetas com a estampa abaixo ao preço de R$15,00.


Foto: site da Cidown

 
ONU (informações abaixo do site http://www.inclusive.org.br/): 


O primeiro Dia Internacional da Síndrome de Down oficial será celebrado na sede da ONU em NY, em 21 de março de 2012 (21/03), com a Conferência “Construindo o nosso futuro”.
Educação inclusiva, participação política, vida independente e pesquisas científicas são alguns dos tópicos que serão discutidos por auto-defensores, além de especialistas na síndrome, representando todos os continentes.
O Brasil estará fortemente representado por jovens da Associação Carpe Diem de São Paulo, que foram convidados para lançar o livro de sua autoria “Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir”, um guia de acessibilidade na comunicação para pessoas com deficiência intelectual. A publicação é a primeira no gênero de que se tem notícia no mundo e terá versões em português e inglês. As ações pela promoção da inclusão em parceria com a mídia do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal, em comerciais e novelas, entre outras, e as comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no Brasil desde que foi lançado em 2006, também terão destaque. Tathiana Heiderich, repórter do programa Ser Diferente contará sua experiência na TV.
O evento é gratuito e patrocinado pelas Missões do Brasil e da Polônia junto à ONU e organizado pela Down Syndrome International, Secretariado da ONU para a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e UNICEF, com a colaboração da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), Down España, Down Syndrome Research and Treatment Foundation (DSRTF), National Down Syndrome Center (NDSC),  National Down Syndrome Society (NDSS) e Special Olympics.
O evento será transmitido ao vivo no website da ONU: http://www.unmultimedia.org/tv/webcast/index.html
Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida foi 21 de março (21 / 3) para representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.
O objetivo do dia é disseminar informações sobre a síndrome de Down e  conscientizar a população sobre a importância da promoção do direito inerente às pessoas com síndrome de Down de desfrutar uma vida plena e digna, como membros  ativos e valorizados em suas comunidades e na sociedade.
Uma resolução para designar 21 de março como “Dia Internacional da Síndrome de Down”, a ser observado a cada ano a partir de 2012, foi aprovada por consenso pela Assembléia Geral da ONU em Dezembro de 2011. A resolução foi proposta e promovida pelo Brasil, e co-patrocinada por 78 Estados membros da ONU.

0 comentários:

Postar um comentário