quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Televisão aberta e os recursos para pessoa com deficiência

Arquivado em:


Por Anderson Barbosa


A cada dia convenço-me que falta boa vontade dos empresários de comunicação de TV aberta e uma fiscalização por parte do Ministério das Comunicações, para fazer cumprir os direitos assegurados por lei, aqui no Brasil. Refiro-me, especificamente, a questões como uso da legenda, audiodescrição, janela de libras e outros importantes meio para a compreensão do conteúdo por parte das pessoas com deficiência (visual ou auditiva).

Esses dias, vendo os canais de televisão deparei-me com o Programa Especial, da Tv Brasil. Um modelo que deveria ser seguindo em todo o país (http://programaespecial.com.br/) , e espero um dia, quem sabe, ver isso acontecer. Os diretores  tiveram a preocupação de colocar os recursos citados acima dando autonomia a quem assiste a programação.

Veja o vídeo institucional do programa: http://www.youtube.com/watch?v=wU_n-HsZyV0&feature=player_embedded#!

Este não é o único no Brasil a trazer algum tipo de recurso, mas infelizmente ainda são poucos para a quantidade de pessoas que ainda permanecem sem o direito de serem informadas ou desfrutar de ver um bom filme, no conforto de sua casa. Que eu lembre, a Rede Globo oferece a audiodescrição em duas sessões de filmes, a Tv Canção Nova e alguns canais evangélicos utilizam da janela de Libras em transmissão de missão, cultos e grandes eventos.

Agora, pergunto-me: onde estão os órgãos ligados às pessoas com deficiência? Que têm feito para resolver esta problemática? Cruzar os braços, balançar a cabeça para políticos não é o caminho. Vamos deixar a dependência ideológica, pegar a teoria e aplicá-la. Não há outra forma de fazer a inclusão.  


 


 

0 comentários:

Postar um comentário