quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Batalhão da 3ª idade busca mais qualidade de vida

Arquivado em:




O exército de idosos buscando por mais qualidade de vida.



Por Anderson Barbosa


Antes das seis horas da manhã eles se encontram na praça de eventos da cidade sergipana, Cedro de São João, a 98 km de Aracaju. Os idosos – de várias idades - surgem de todos os lados com malhas e trazem garrafas de água mineral cheias de areia, uma forma criativa e que não gera custo, as quais  substituem os pesos usados na academia. Enquanto a aula não começa, o grupo aproveita para “bater papo”, trocar “figurinhas” e só então está pronto para participar da chamada: é o início de mais uma fisioterapia em grupo com exercícios terapêuticos para o Grupo HiperDia.
 “Trabalhamos a prevenção de doenças, manutenção do corpo  e melhora da capacidade funcional com exercícios terapêuticos. Nos encontros fazemos alongamentos globais, aquecimentos, fortalecimento muscular, atividades de descontração, treino de equilíbrio e propriocepção entre outros. Uma  vez por mês, também realizamos atividades educativas com palestras para  o Grupo HiperDia e toda a equipe Multiprofissional em saúde. O resultado é o desenvolvimento de uma ótima funcionalidade, bem-estar, saúde e melhora da qualidade de vida, superando assim as limitações de cada um deles”, esclarece o fisioterapeuta, Danilo Morais, coordenador do projeto.

Marita Prudente, 73 anos.


Na aula da quinta-feira (8), foram mais de sessenta participantes presentes com sorrisos nos rostos para fazerem os exercícios. A maioria são idosos, gente como a aposentada Marita Prudente, 73 anos. Há cerca de três meses ela participa duas vezes por semana das atividades. “Quando não faço os exercícios sinto falta, mas quando estou por aqui sinto-me renovada. Pra mim não tem melhor remédio”, disse a aposentada.





Dona Marita fala com a experiência de quem convive com doenças como artrite, artrose, osteoporose, desvio na coluna, bico de papagaio, reumatismo e hipertensão. “Vinha morrendo e chorava dia e noite. Não conseguia abrir direito os dedos, pensei que iria ficar aleijada. Procurei o médico e iniciei a fisioterapia em grupo com outros idosos. Hoje, sinto-me bem melhor. Depois que entrei no grupo as dores nos braços e coluna diminuíram. Às vezes até  penso que já estou boa”, comenta em meio a risos.





 “Quando não faço os exercícios sinto falta, mas quando estou por aqui sinto-me renovada. Pra mim não tem melhor remédio”,
                                                      Marita Prudente, 73 anos





O exército da terceira idade é dominado pelas mulheres, no dia que a  reportagem esteve na cidade, apenas dois homens estavam presentes. O agricultor Manoel Alves dos Santos, 62 anos,  conta que a participação no grupo trouxe mais alívio as dores que sentia no corpo, como também mais  disposição. “A gente consegue fazer algumas coisa a mais, que antes não fazia,  e até mesmo os serviços no campo. A saúde estava ruim e sinto que estou bem melhor”, assegura o agricultor.
A saúde do corpo parece não ser o único benefício, seu Manoel garante que a interação com os outros idosos também ajuda a sentir-se mais ativo na sociedade, a distrair e dar boas rizadas. “Só em estar com tanta mulher bonita já é uma satisfação. Fico feliz em estar com elas”, brinca.




A turma começa o dia com muita energia para fazer durante cerca de cinquenta minutos - com paradas para descanso - alongamentos, caminhadas e corridas no entorno da praça.  A disposição após a sequência de exercícios é de fazer inveja aos mais jovens. Ao final da aula dona Marita nem descansou para falar com a equipe de reportagem. Simplesmente virou e pôs-se a falar: “meu filho, recomendo os exercícios para todo mundo”. Lembra do seu Manoel? Ele também era só disposição: “estou pronto para encarar o dia. Agradeço a Deus por ter colocado esse projeto na comunidade”.

Cadastro – Para participar das aulas, cada idoso passa antes por exames e avaliações de um fisioterapeuta. Só depois de apresentar o resultado iniciam as atividades, dentro do limite de cada paciente. Os idosos preenchem uma ficha com dados pessoais, histórico de saúde e as avaliações realizadas  no dia que iniciou o trabalho e os resultados colhidos seis meses depois. O de avaliação ocorre com a verificação da pressão arterial a cada quinze dias.


A turma pegando peso...



... e na hora de alongar o corpo.




A Formação - O trabalho começou em outubro do ano passado e hoje no grupo HiperDia (formado pela junção das palavras Hipertensão e Diabetes) são mais de cem cadastrados. Segundo o fisioterapeuta e idealizador do projeto, Danilo Morais, no início eram quarenta pessoas. “Agora, muitos jovens também estão participando. O mais novo tem 12 anos. Alguns vêm acompanhando familiares e acabam fazendo a terapia, outros já trazem um histórico familiar ou já desenvolveram a  hipertensão e diabetes”, conta.


Danilo Morais, fisioterapeuta 



O projeto do Grupo HiperDia foi idealizado pelo fisioterapeuta durante o curso de aperfeiçoamento em Atuação Fisioterapêutica na Saúde Coletiva e Atenção Básica, no estado do Paraná. “O curso incentivou-nos a explanar uma nova forma de tratamento para pacientes que já apresentavam alguma patologia, desde que fossem tratados em grupo. Junto com outros colegas idealizamos a prática de exercícios terapêuticos com um Fisioterapeuta, já que conhecemos como um todo e sabemos a importância desses exercícios para a saúde funcional de um publico alvo”, revela.
Quando foi convidado pela Prefeitura Municipal de Cedro de São João, em outubro do ano passado, para fazer fisioterapia ambulatorial na unidade de saúde municipal, o fisioterapeuta, o fisioterapeuta colocou a ideia em prática. “Antes de ser chamado para trabalhar no município, já havia apresentado o projeto para a secretaria municipal de saúde, não só em Cedro, mas em outros municípios. Hoje, esse projeto é realizado não só em Cedro de São João, mas também na cidade de Amparo do São Francisco, na qual também sou fisioterapeuta e realizo atendimento ambulatorial”, conta. 

2 comentários:

  1. Essa minha foto é muito antiga, por favor solicito mudança!

    Att.

    Dr. Danilo Morais

    ResponderExcluir
  2. Grande trabalho Danilo, continue assim! Sucesso...

    ResponderExcluir