quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Por que a legenda é fundamental nos filmes nacionais?

Arquivado em:

Por Anderson Barbosa*

Há quem pense diferente, mas as redes sociais podem sim ser  cenários para o surgimento de grandes amizades. Há pouco tempo conheci um jovem de 18 anos, o Breno Nunes, garoto que por diversas vezes insisto em chamar de Bruno (risos). Como me conheço bem, certamente cometerei o equívoco de chamá-lo pelo nome errado outras dezenas de vezes. Vai se acostumando garoto...

O primeiro contato foi num grupo de discussão composto  basicamente por pessoas surdas. Como jornalista, curioso e apaixonado pela causa da inclusão resolvi conhecer novas pessoas e com isso aprender um pouco mais sobre a cultura surda. Até ter o primeiro contato real levou algumas semanas, e foi durante uma gravação da escola onde ele estuda em 2011.

Breno, que ainda me deve o sinal com o qual serei conhecido na comunidade surda, tem sido revelado um mestre na cultura surda a cada nova conversa. Sabe tudo aquilo que você gostaria de perguntar, questionamentos que até parecem idiotas, mas que são importantes pra compreensão de coisas simples? Todos os dias tenho detonado uma metralhadora de problemas que ele, com muita paciência explica, sempre trazendo exemplos do dia-a-dia.

Numa dessas conversas falávamos sobre lazer para pessoas com deficiência auditiva e resolvi perguntar se gostava de ir ao cinema ver filmes nacionais. Pra minha surpresa respondeu assim: “não interesso pelos filmes nacionais, porque não tem legendas. Adoro os filmes internacionais”.

A resposta dele imediatamente provocou um novo questionamento: por que será que as empresas ligadas a sétima artes, no Brasil, não tem essa preocupação com as pessoas com deficiência auditiva? Breno contou que a comunidade surda no país vem lutando pra que a legenda nos filmes nacionais seja uma realidade. E não é a legenda que estamos acostumados a ver no filmes internacionais, mas sim aquela que traz detalhes de som, por exemplo, assim como ocorre no closed caption.

Voltei a interrogar o amigo: se vc pudesse fazer um pedido aos produtores de filmes no Brasil. O que pediria?

- Simples, só coloca a legenda e pronto! Mas este é um problema sério porque o Brasil não tem lei de legenda. Sabe? Só existe no Mato Grosso do Sul.

Você já teve a experiência de assistir a um filme sem legenda? Qual a sensação?
- Sem entender. No passado, eu era criança, sempre assisti aos filmes infantis, mas eu adorava. Dei a perceber as expressões faciais e historias...

Mas nem sempre compreendia a história. Certo?
- Certo, só apenas alegria. As crianças devem entender a história porque os filmes precisam educar.

Educação e lazer, temas defendidos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e que precisam ser postos em prática. Breno  disse ainda que na internet é possível encontrar sites que fazem um trabalho voltado para est público e trazem histórias contadas em Libras (www.youtube.com/watch?v=JuCVU9rGUa8).

O amante da cultura surda, Breno Nunes, é um desses jovens que já fazem a diferença em nossa sociedade. O garoto é estudante do curso técnico em informática do Instituto Pedagógico de Apoio ao Surdo de Sergipe (Ipaese), e sonha em um dia ajudar a construir meios de comunicação voltados para a comunidade surda. Um sonho que tenho certeza, não vai demorar de acontecer.

*O texto foi escrito em 2011. Como o Breno demorou muito já tenho um sinal (presente do meu primo Antônio Barbosa).

1 comentários:

  1. Breno é, de fato, um garoto prodígio! Algumas coisas são tão simples (colocar legenda nos filmes nacionais) que passa despercebidos pela maioria (ouvintes que pregam o ouvintismo). Basta nos colocarmos do outro lado para perceber que atitudes simples podem fazer um grande diferencial na vida de alguns e proporcionar-lhes uma democrática liberdade de acesso.

    Jorge Fortes

    ResponderExcluir